Pular para o conteúdo principal

Sobre uma pergunta que me fizeram no Instagram...

Estes dias postei no Story do Instagram uns memes em relação à Signos, e logo algumas pessoas começaram a comentar comigo inbox sobre eles e suas identificações com certos signos bem diferentes de seu Signo Solar.
Gostaria muito de poder conversar individualmente sobre cada Mapa, mas nesse impossibilidade, resolvi escrever este post no geral.
Gente, todas as pessoas possuem todos os 12 Signos em seus Mapas. Dêem uma olhadinha no gráfico do Mapa de vocês (caso você ainda não tenha essa imagem gerada, me envia um email que te passo um tutorial de como calcular seu Mapa em um software gratuito).
Pois bem, então já que todos temos os 12 signos em nosso Ser, certamente em algum momento uma característica associada à algum Signo irá se manifestar – e não somente se manifesta o nosso Signo Solar sempre.
Quando estudamos astrologia sabemos que o Sol tem uma função central em cada um, porém, a sua posição em dado Signo não é um fator absoluto e determinante. Temos ainda o posicionamento dos outros planetas em Signos, bem como nosso ascendente e dado Signo, Meio-do-céu... Ou seja, onde temos planetas e pontos posicionados em Signos, teremos expressão desse Signo em nosso Ser.
No caso de uma querida cliente que veio em off comentar sua identificação com o Signo de Capricórnio, apesar de não conter nem Sol, nem Lua e tampouco o Ascendente (tripé básico de reconhecimento de uma personalidade pela astrologia), fui dar uma olhadinha no Mapa dela para trazer alguma informação que clareasse ela. Vou colocar o gráfico do Mapa abaixo para vocês acompanharem o raciocínio:


Pois bem, em astrologia existe uma temática muito importante que se chama REGÊNCIAS PLANETÁRIAS, em que sabemos que cada Planeta rege 2 Signos (astrologia clássica). Os Luminares (Sol e Lua) regem apenas um signo cada.  Para quem não conhece as regências planetárias de acordo com a astrologia clássica, segue a informação abaixo:
1) Luminares: SOL rege o Signo de Leão/ a Lua rege o Signo de Câncer.
2) 2) Planetas Clássicos: Mercúrio rege Gêmeos e Virgem/ Vênus rege Touro e Libra/ Marte rege Áries e Escorpião/ Júpiter rege Sagitário e Peixes/ Saturno rege Capricórnio e Aquário.
E porque será que os astrólogos escolheram justo estes planetas para reger determinados signos? É uma questão de afinidade ou semelhança. Não é aleatório, certamente. Cada um destes planetas tem sua temática semelhante à temáticas de determinados signos. Por isso que os regem.  
Então quando queremos entender a identificação pessoal com algum Signo que não seja do tripé básico (Sol-Lua-Ascendente), podemos pensar em relação à regência. Neste caso, lembraremos que Capricórnio é regido por Saturno. Dessa forma, devemos ir em busca da localização de Saturno no Mapa em questão, e compreender a sua dinâmica interna em relação ao seu posicionamento por Signo bem como em relação aos demais Planetas.
Saturno rege o Signo de Capricórnio porque algumas de suas temáticas versam bem semelhantes às temáticas de Capricórnio: realização no plano material, construção e edificação lenta e progressiva dos objetivos, alcançar metas em alicerces firmes e sólidos. O tempo também é um fator operante nesta relação de Saturno e Capricórnio.
Pois bem, no caso em questão Saturno está em aspectos de quadratura ao Sol em Gêmeos (visualmente esta ligação do Sol com Saturno no mapa é expresso por uma linha em vermelho). Certamente essa geminiana terá um tanto quanto de influência de Saturno (e logo, de muitas das características de Capricórnio, que é regido por Saturno) na sua expressão no mundo. Temáticas como as de uma geminiana que adora estar em contato com as pessoas, trocar ideias e experiências, entrar em contato e participar de inúmeras e diversificadas questões, pessoas ou grupos, gostar de aprender sobre coisas bem diferentes e desconectadas também terá sua parcela de envolvimento central com o trabalho e sua profissão, com o plano material, com objetivos de concretizar e alcançar um posto reconhecido em sua carreira. Tudo isso com uma certa dose de tensão e dificuldades (aspecto de quadratura) envolvendo estas relações do Sol em Gêmeos em aspecto com Saturno em seu Mapa. Ora sendo expressa de uma forma mais leve, racional e dispersa (Sol em Gêmeos), ora sendo expressa de uma forma mais severa, dura, focada e objetiva (influência de Saturno no Sol).
Poderíamos ficar aqui horas conversando sobre tudo isso, mas a conversa é interminável!!!
Então, seguimos em outro momento, quero falar mais de Saturno para vocês, pois gosto muito deste planeta e como ele está em evidência neste nosso ano de 2020, espero contribuir com o entendimento astrológico de vocês.

Daniela de Lemos- Astróloga, Astroterapeuta.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aspectos Tensos: quadraturas e oposições no Mapa Natal

Estes aspectos são classificados como sendo “aspectos tensos ou desarmônicos”, porque trazem às temáticas envolvidas pelos planetas e signos relacionados uma certa dose de dificuldades, problemas, tensões que necessitam de resolução. Graficamente são representados por linhas em vermelho dentro da Mandala Astrológica, sendo que as quadraturas marcam uma relação de 90° entre os Planetas envolvidos e as oposições marcam 180°. Vejam no Mapa abaixo esses ângulos representados pelas linhas dentro da Mandala Astrológica:        Basicamente dizemos que nas quadraturas existe em potencial a consciência de que as dificuldades envolvidas são minhas (ou seja, quem as tem sabe que existe uma dificuldade ali envolvida, mas que cabe à ela resolver para se desvencilhar). Já na oposição, existe um movimento de projeção do problema no Outro, e uma dificuldade de a pessoa trazer para si a responsabilidade pelas dificuldades em questão.       ...

Mapa Natal e a Quadratura em T

"Quadraturas em T" é o nome dado à forma geométrica de um Triângulo Vermelho dentro do Mapa Natal, em que graficamente, é formado por 3 Planetas (ver no Mapa acima). Existe sempre um  Planeta focal (ou central) que é o faz 2 aspectos de quadratura (ângulo de 90°) aos outros dois planetas envolvidos neste triângulo em vermelho.  E os outros 2 Planetas fazem entre si um aspecto de oposição (180°). O que é de extrema importância de saber primeiramente sobre as Quadraturas em T é que ela basicamente representa um “circuito de energia”. Isso mesmo, é como se ali naquele Mapa existisse uma grande fonte de energia interna à disposição do Ser portador do Mapa. E é preciso que este Ser se conscientize deste circuito para manejá-lo da melhor forma possível, utilizando esse cabedal de força em benefício próprio. Esse benefício próprio é muito singular e fica a critério do Mapa em geral de cada um, bem como está em relação aos Planetas que se fazem presente nesta Quadratura em...

Ananque, a Deusa da Inevitabilidade e Necessidade.

            Ananque  representava inicialmente o princípio universal da Ordem Natural que controla à toda a vida. Para a mitologia grega, Ananque (ou Ananke) era a Deusa da Necessidade e da Inevitabilidade, mãe das Moiras, a reconhecidas Deusas do Destino.      Em Astrologia, o planeta Plutão é quem simboliza essa vivência, apontando em nossos Mapas situações (Casas Astrológicas) em que viveremos situações inevitáveis, as quais somos impotentes de arbitrar, e devemos apenas baixar a cabeça e adentrar ao fluxo desse movimento, entrando em Ordem e Sintonia com as forças cósmicas do DESTINO em nossas vidas...      Entendemos desse ponto de vista que DESTINO não é predestinação, mas inevitabilidade de acontecimentos dentro de um princípio cósmico ordenado por certas leis e necessidades as quais dificilmente a consciência humana consegue ter clareza.      Sabendo que não conseguiremos alcançar o entendimento...