Pular para o conteúdo principal

Eixo Capricórnio- Câncer no Zoodíaco e um Floral de Bach para você!


Pensando estes 2 Signos do Zoodíaco através da perspectiva de Luz e Sombra (super atual em termos de Astrologia Moderna), conseguimos compreender e nos aprofundar um pouco mais em relação às temáticas envolvidas neste momento de crise mundial, potencializada pela eclosão do Coronavírus-19.
       Neste texto, vou frisar mais os aspectos psicológicos individuais da temática.
       Através da perspectiva da Luz e Sombra, teoria que foi pega de empréstimo da Psicologia Analítica de Carl Jung, a gente entende que quando um aspecto está ativo pela Luz, sua Sombra fica ativa também em mesma intensidade e proporção. Ou seja, a conjunção entre Saturno e Plutão no Signo de Capricórnio trouxe à tona em primeiro plano os assuntos relacionados ao Signo de Capricórnio (trabalho, produtividade, status, profissão, o ambiente social).
       Contudo, seu signo oposto e complemetar, Câncer, que carrega a Sombra de Capricórnio, foi também ativado com a ativação de Capricórnio no trânsito de Saturno e Plutão (palco do encontro destes 2 Planetas). Gradativamente as temáticas arquetípicas do signo de Câncer foram-se apresentando também, ganhando força e intensidade neste momento.
       No texto anterior, focamos nas temáticas de Trabalho (Capricórnio) e Família (Câncer) como referentes aos dois signos envolvidos.
Neste texto, podemos pensar sobre a relação simbólica com o plano emocional canceriano e o plano material capricorniano em todos nós.
O mundo emocional, pela astrologia psicológica é regido pelo elemento ÁGUA.  Temos além de Câncer, dois outros signos que representam a instância das emoções em cada Ser Humano: Escorpião e Peixes. Cada um destes Signos têm sua relação diferenciada com o plano das emoções, mas no que toca Câncer, gosto muito de frisar a busca por segurança emocional, a busca pelo afeto do outro, a busca pela segurança e afeto primordiais à todo o Ser Humano. A volta ao Lar como ambiente seguro e de acolhimento é marca canceriana.  
Vale ressaltar que arquetipicamente a FAMÍLIA é o símbolo de segurança e conforto psíquico-emocional (apesar de nem sempre ser, na realidade, no ambiente familiar o lugar onde encontramos este acolhimento.
       Pois bem, Câncer, na astrológica psicológica, simboliza então o arquétipo da Grande Mãe: aquele Ser que nos nutre e conforta emocionalmente, que nos transmite segurança e estabilidade para crescermos e nos aventurarmos no mundo após nossa chegada à este Plano de vida. A busca canceriana é a busca pela segurança emocional: sua força reside nesta temática. Sua Sombra, então, reside no sentimento de MEDO de não encontrar afeto e cuidado, MEDO de se aventurar na vida e de ser machucado por ela, MEDO de mágoas e das vivências difíceis... medo de não amar e de não ser amado. Medo de não vencer... 
 medo, medo, medo, medo, medo, medo e mais medo.
      Sim, a sombra do Signo de Câncer é impregnada do sentimento de medo. 
         E eis que o MEDO e também sua versão mais crônica, o PÂNICO, tomaram conta de uma grande parcela da população no mundo todo neste momento de crise mundial.
       MEDO da doença, MEDO da morte, MEDO do desemprego, MEDO da falta de dinheiro, MEDO pelos entes querido, MEDO de não encontrarem vacina, remédio ou tratamento à doença, MEDO do que irá acontecer...
       Sim, pessoal, Saturno e Plutão conjuntos em Capricórnio, à nível individual, veio revirar os porões de nossos inconscientes (Plutão) no que toca o sentimento (humano, demasiadamente humano) do medo e nos obrigar a encarar os nossos MEDOS mais profundos.
       O MEDO (e tudo o mais nesta existência) têm duas polaridades: uma nos ajuda a nos defender, mas a outra nos aprisiona em cavernas escuras e sombrias muito mais aterrorizantes do que a própria realidade muitas vezes. 
O MEDO, em sua manifestação negativa, pode nos fazer enxergar o que não existe em proporções inimagináveis, e levar o Ser Humano à colapsos profundos.
       Mas esse mesmo MEDO, pode nos dar a força que necessitamos para seguirmos adiante, sendo resilientes e sobrevivendo à catástrofes e situações dantescas...
       Verdadeiramente, um dos grandes aprendizados psicológicos (ou amadurecimentos emocionais) cobrados pela conjunção de Saturno e Plutão em Capricórnio e fazendo sua Sombra no Signo de Câncer, passa pelo trabalho interior com o seu sentimento de MEDO.
       Nada fácil, não é mesmo? Mas sigamos adiante enfrentando nossos medos... Muitas vezes a tarefa não é fácil, e necessário buscar auxílio profissional.
       Para você que está acompanhando este blog, deixo aqui de presente dicas de FLORAIS DE BACH que poderão te auxiliar no trabalho interior com o sentimento de MEDO neste momento.
       Você pode mandar manipular em qualquer farmácia de manipulação um vidrinho de 30 ml de Floral de Bach com estas 4 essências: Clematis (para o Signo de Câncer trabalhando Medos arraigados no inconsciente), Mimulus (para o signo de Capricórnio, trabalhando os Medos conscientes), Aspen (para o medo muito profundo e pânico) e Impatiens (auxiliando nos sentimentos de impaciência e ansiedade). Podem tomar 8 gotas, 3 vezes ao dia, até o vidrinho acabar. Ele durará em torno de 21 dias.
       Espero que esta Fórmula de Floral de Bach astrológico te ajude a lidar neste momento com os teus medos pessoais, bem como com os medos coletivos que vierão à tona neste momento, e também com os sentimentos de pânico e pavor frente à este momento singular em nossa história.
Um abraço,
Daniela de Lemos- Astroterapeuta, Astróloga, Mestre em Reiki.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A travessia do sentimento de Rejeição

  O sentimento de rejeição é uma das dores mais profundas que a Alma Humana carrega consigo.  Geralmente tem origens cármicas e o Ser que traz essa dor frequentemente nasce em um ambiente familiar onde o tema da rejeição está presente: um ou ambos os pais também carregam essa dor. Quando trazemos como desafio da Alma resolver o sentimento de rejeição, naturalmente atraímos outras pessoas que compartilham dessa mesma dor.  Se essa é uma dor em sua Alma, perceba se seus amigos, parentes, colegas de trabalho, pais, cônjuge também têm uma sensibilidade maior ao sentimento da rejeição.  Atraímos pessoas semelhantes que carregam dores semelhantes às nossas dores: é uma maneira que o Cosmos têm de nos oportunizar que enxerguemos nossas dores através do outro.  E também uma possibilidade de curá-las na relação com o outro. "Semelhante cura semelhante" — é o preceito primário da homeopatia. O semelhante também atrai o semelhante, e por isso mesmo, muitas vezes, se torn...

Aspectos Tensos: quadraturas e oposições no Mapa Natal

Estes aspectos são classificados como sendo “aspectos tensos ou desarmônicos”, porque trazem às temáticas envolvidas pelos planetas e signos relacionados uma certa dose de dificuldades, problemas, tensões que necessitam de resolução. Graficamente são representados por linhas em vermelho dentro da Mandala Astrológica, sendo que as quadraturas marcam uma relação de 90° entre os Planetas envolvidos e as oposições marcam 180°. Vejam no Mapa abaixo esses ângulos representados pelas linhas dentro da Mandala Astrológica:        Basicamente dizemos que nas quadraturas existe em potencial a consciência de que as dificuldades envolvidas são minhas (ou seja, quem as tem sabe que existe uma dificuldade ali envolvida, mas que cabe à ela resolver para se desvencilhar). Já na oposição, existe um movimento de projeção do problema no Outro, e uma dificuldade de a pessoa trazer para si a responsabilidade pelas dificuldades em questão.       ...

Temos que conversar sobre Átropos: a Moira da Morte.

  Para isso, te apresento Átropos, a Moira responsável por cortar o fio da nossa existência. Átropos é a Moira da Morte e está presente em dois momentos cruciais da vida: no início e no final.  Nos nascimentos, caso o destino do Ser seja "vingar", Átropos se retira, pois não tem o que fazer ali, deixando a cena para que as outras 2 Moiras “da vida”, Cloto e Láquesis, sigam junto ao Ser tecendo o fio da existência até o momento final, onde Átropos retornará para cortá-lo com sua tesoura. Você já reparou que nos nascimentos e nas mortes é possível sentir uma energia diferente? Uma força estranha no ar.  Acredito que você poderá pensar: “Credo, dá azar falar a morte”, e até mesmo pensar que falar sobre a morte é capaz de atraí-la. Besteira. Não somos grandiosos e onipotentes assim como nossa mente pode fazer acreditar.   Somos totalmente impotente perante a Moira da Morte, tendo zero controle sobre esse fato.  Se chegou a hora de alguém, partir aprender a reco...