Pular para o conteúdo principal

Aspectos Tensos entre Sol e Saturno e o sentimento de limitações ao Eu


      Para mim, a compreensão dos aspectos astrológicos (aquelas linhas em vermelho e azul dentro da Mandala do Mapa Natal) em uma leitura de Mapa é de fundamental importância para se compreender o Ser ao qual está simbolizado no Mapa - principalmente os aspectos envolvendo os luminares (Sol e Lua).
       Existem alguns aforismos em astrologia envolvendo estes aspectos que gostaria de compartilhar com vocês aqui neste blog de uma maneira mais psciológica em sua fenomenologia do que em sua teoria sobre os coneceitos de aspectos planetários.
      Vamos analisar neste post apenas os aspectos tensos entre Sol e Saturno (ou seja, as quadraturas, as oposições, e as conjunções) e em outro post falaremos dos aspectos fluidos envolvendo estes mesmos planetas.  

Caso você queira saber mais informações técnicas em relação às quadraturas e oposições em Astrologia, pode acessar este texto meu escrito anteriormente neste blog : https://astrologiapsyque.blogspot.com/2020/04/aspectos-tensos-quadraturas-e-oposicoes.html

       Basicamente, estes 2 Planetas envolvidos em aspectos tensos trazem a fenomenologia de sensação de limitação ao Eu. Para o Ser em questão , existe uma sensação repetitiva na vida de que algo ou alguém sempre aparece para lhe limitar (Saturno), ou mesmo para lhe impedir de realizar (Sol) alguma meta ou objetivo: para castrar (Saturno) o Ser (Sol) em questão em algum sentido. 
É repetitivo na vida desstas pessoas ter de lidar com situações nas quais sentem-se impedidas de realizar algo que fortemente desejam.
       Pensamos, astropsicologicamente, o Mapa Natal e os posicionamentos ali contidos como sendo uma fôrma psíquica do Ser. E tal qual toda a forma, o conteúdo que sai dali traz essa forma. Ou seja, quem tem aspectos tensos de Saturno ao Sol têm a forma psíquica de limitação, de “não conseguir realizar algo que deseja muito”, de repetidamente aparecerem “importantes dificuldades e obstáculos em meu caminho e que me barram na consecução do meu objetivo”. 
 Soma-se o sentimento de frustração (Saturno) à esta repetida vivência do Eu impedido de realizar algo por algum motivo que se impõem para tornar o teor destes aspectos tensos um pouco mais difícil ainda de elaboração psicológica. 
A repetida vivência das limitações ao Eu somada ao sentimento de frustração recorrente destas repetidas castrações (bem como também o sentimento de fracasso e de derrotismo que geralmente acometem o Ser em questão) trazem um quadro de bastante trancamento da energia do Ser (Sol). 
       É super necessário que quem possua aspectos de quadratura, oposição ou conjunção de Saturno ao Sol em seu Mapa Natal conscientize-se de que toda a vez que parece que a vida, ou alguém, está querendo te barrar, te atrapalhar ou te impedir de realizar algo,  compreender que primeiramente esta limitação faz parte de seu psiquismo. 
O mundo externo serve de anteparo para os conteúdos inconscientes de nossa psique. No caso de quem tem este tipo de aspectos no Mapa Natal, é como se internamente existisse uma “camisa de força” te segurando para você não ir adiante, e que vai projetando-se em fatos, situações e pessoas externas... Sabe aquele teste que você não concluiu por falta de tempo? Ou aquele algo inesperado que aconteceu e te impediu de seguir com seu objetivo e você ficou tão frustrado e desanimou profundamente, abandonando-o? Ou você certamente jamais esqueceu de alguém que lhe disse que algum projeto seu não iria dar certo, e você acreditou, desanimou e abandonou. Pra não dizer das vezes que sua própria mente lhe disse inumeras vezes que não iria dar certo. Ou então das vezes que você se prepara toda para ir em direção à algo e justo quando você está convicto de que "agora vai", "eu não sei o que acontece que eu não vou, eu não consigo" e fico profundamente frustrado, desanimado e muitas vezes deprimido.
Tudo o que te paralisa e impede na vida deverá ser alquimizado e se tornar fonte de energia impulsionadora às suas metas e objetivos. A força que te barra precisa ser transformada na força que te ajuda a alcançar.
       Trabalho árduo certamente mas não impossível. Dando este primeiro passo (o de conscientização), e tendo clareza de que isto é sim a sua realidade você vai precisar criar novas maneiras de ultrapassar o que te limita toda a vez que isto estiver acontecendo. 
Não se esqueça de suportar este momento com conscientização e certeza de que é algo que você precisa não sucumbir ao impedimento. 
Tente outra vez, e outra, e outra. Não deu por aqui, vai por ali. Não deu dessa maneira, tenta de alguma outra forma. Não deixa o sentimento de derrota tomar muito espaço. E se estiver muito dificil, busque auxilio profissional. Este tipo de aspecto no Mapa poderá ser bem trabalhado com auxílio de Terapias.

Drible os empecilhos, desvie dos obstáculos, pule os muros e paredes que se apresentarem

Afaste-se de um excesso de frustração ao realizar pequenos avanços no que te limita: certamente você sentirá o fluxo de uma importante energia vital (Sol) liberada e potencializada para sua vida, e esta energia é essencial que esteja disponivel ao seu viver.

Texto escrito pode Daniela de Lemos- Astroterapeuta, Astróloga e Psicóloga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A travessia do sentimento de Rejeição

  O sentimento de rejeição é uma das dores mais profundas que a Alma Humana carrega consigo.  Geralmente tem origens cármicas e o Ser que traz essa dor frequentemente nasce em um ambiente familiar onde o tema da rejeição está presente: um ou ambos os pais também carregam essa dor. Quando trazemos como desafio da Alma resolver o sentimento de rejeição, naturalmente atraímos outras pessoas que compartilham dessa mesma dor.  Se essa é uma dor em sua Alma, perceba se seus amigos, parentes, colegas de trabalho, pais, cônjuge também têm uma sensibilidade maior ao sentimento da rejeição.  Atraímos pessoas semelhantes que carregam dores semelhantes às nossas dores: é uma maneira que o Cosmos têm de nos oportunizar que enxerguemos nossas dores através do outro.  E também uma possibilidade de curá-las na relação com o outro. "Semelhante cura semelhante" — é o preceito primário da homeopatia. O semelhante também atrai o semelhante, e por isso mesmo, muitas vezes, se torn...

Aspectos Tensos: quadraturas e oposições no Mapa Natal

Estes aspectos são classificados como sendo “aspectos tensos ou desarmônicos”, porque trazem às temáticas envolvidas pelos planetas e signos relacionados uma certa dose de dificuldades, problemas, tensões que necessitam de resolução. Graficamente são representados por linhas em vermelho dentro da Mandala Astrológica, sendo que as quadraturas marcam uma relação de 90° entre os Planetas envolvidos e as oposições marcam 180°. Vejam no Mapa abaixo esses ângulos representados pelas linhas dentro da Mandala Astrológica:        Basicamente dizemos que nas quadraturas existe em potencial a consciência de que as dificuldades envolvidas são minhas (ou seja, quem as tem sabe que existe uma dificuldade ali envolvida, mas que cabe à ela resolver para se desvencilhar). Já na oposição, existe um movimento de projeção do problema no Outro, e uma dificuldade de a pessoa trazer para si a responsabilidade pelas dificuldades em questão.       ...

Temos que conversar sobre Átropos: a Moira da Morte.

  Para isso, te apresento Átropos, a Moira responsável por cortar o fio da nossa existência. Átropos é a Moira da Morte e está presente em dois momentos cruciais da vida: no início e no final.  Nos nascimentos, caso o destino do Ser seja "vingar", Átropos se retira, pois não tem o que fazer ali, deixando a cena para que as outras 2 Moiras “da vida”, Cloto e Láquesis, sigam junto ao Ser tecendo o fio da existência até o momento final, onde Átropos retornará para cortá-lo com sua tesoura. Você já reparou que nos nascimentos e nas mortes é possível sentir uma energia diferente? Uma força estranha no ar.  Acredito que você poderá pensar: “Credo, dá azar falar a morte”, e até mesmo pensar que falar sobre a morte é capaz de atraí-la. Besteira. Não somos grandiosos e onipotentes assim como nossa mente pode fazer acreditar.   Somos totalmente impotente perante a Moira da Morte, tendo zero controle sobre esse fato.  Se chegou a hora de alguém, partir aprender a reco...