Nessa semana uma querida amiga me passou o link da live da Ana Cañas cantando as canções incríveis de Belchior, cantor e compositor brasileiro falecido há pouco tempo atrás, um típico representante do signo de escorpião (veja o Mapa Natal dele no gráfico acima) e dos movimentos plutonianos em nossa Alma.
Em seu Mapa de Nascimento, encontramos um Stellium enfatizando o Signo de Escorpião que, além de estar na cúspide do Ascendente Natal, também tems uma boa parte na Casa 12 em que encontramos o Sol escorpiano de Belchior conjunto à Júpiter, dando-lhe o potencial de iluminar com maestria os mais ocultos, profundos e caóticos enigmas que envolvem a vivência humana.
Como temáticas centrais encontramos a própria vida e suas vicissitudes, ilustrando com grande sensibilidade e delicadeza os momentos de perdas e as vivências de mortes - simbólicas ou reais-, bem como as transformações, os ciclos por que passamos. Muitas canções de Belchior focam de forma profunda o caótico mundo dos sentimentos e sofrimentos humanos, bem como a necessidade de se seguir adiante sempre - características típicas de vidas e pessoas cujos temas Natais são marcados por Escorpião, Plutão e/ou a Casa 8 no Mapa.
A marca de Saturno conjunto à Plutão em Leão no Meio-doCéu, traz às letras de Belchior uma alta capacidade de denunciar as mazelas da vida de formamuitas vezes irônica, um tanto quanto árida, seca, direta, reta e singela, bem característicos dessa conjunção.
Os ciclos e as diversas fases na vida, com seus inícios e fins, recomeços, nossas dores e nossas pequenas alegrias cotidianas, bem como os inúmeros sofrimentos humanos, são os temas alvo do Arquétipo Escorpião, um tanto quanto misterioso e incompreesível para muitos, mas incrivelmente revelados nas músicas deste cantor e compositor, com suas percepção claras sobre a impotência e pequenez de cada um de nós ante os mistérios que circundam e fazem parte de nossas vidas:
“talvez você possa compreender a minha solidão, o meu som e a minha fúria e essa pressa de viver, e esse jeito de deixar sempre de lado a certeza e arriscar tudo de novo”.
Totalmente escorpio-plutoniano, não?
Além do Stellium em Escorpião facilitar esse contato com o mundo profundo, caótico, enigmático e misterioso do Ser Humano, Belchior também possuía em seu Mapa um Netuno em Libra conjunto à Casa 12, bem como Saturno e Plutão conjuntos em Leão no MC, fatores muito bem retratados em sua vida e obra numa intensidade, força e resiliência (Plutão e Saturno), sensibilidade, amor, empatia e profundas percepções sobre o Ser humano (Netuno conjunto à cúspide da Casa 12 do Mapa) em seus dilemas, dores, sabores e dissabores cotidianos.
"a noite fria me ensinou a amar mais o meu dia, e pela dor eu descobri o poder da alegria, e a certeza de que tenho coisas novas a dizer".
Para quem não conferiu essa live acontecida em 2020, deixo o link por aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=mvb6Qtu9hS8&t=1749s
Dani, teu texto tá maravilhoso! Elucidativo, gostoso de ler e pra quem é super fã de Belchior como eu, é tb um deleite.
ResponderExcluirMuito grata!!! Fico muito feliz de saber que vc gostou!!!!
Excluir