Pular para o conteúdo principal

Canções Escorpio- Plutonianas na obra de Belchior

 


Nessa semana uma querida amiga me passou o link da live da Ana Cañas cantando as canções incríveis de Belchior, cantor e compositor brasileiro falecido há pouco tempo atrás, um típico representante do signo de escorpião (veja o Mapa Natal dele no gráfico acima) e dos movimentos plutonianos em nossa Alma. 

Em seu Mapa de Nascimento, encontramos um Stellium enfatizando o Signo de Escorpião que, além de estar na cúspide do Ascendente Natal, também tems uma boa parte na Casa 12 em que encontramos o Sol escorpiano de Belchior conjunto à Júpiter, dando-lhe o potencial de iluminar  com maestria os mais ocultos, profundos e caóticos enigmas que envolvem a vivência humana.

Como temáticas centrais encontramos a própria vida e suas vicissitudes, ilustrando com grande sensibilidade e delicadeza os momentos de perdas e as vivências de mortes - simbólicas ou reais-, bem como as transformações, os ciclos por que passamos. Muitas canções de Belchior focam de forma profunda o caótico mundo dos sentimentos e sofrimentos humanos, bem como a necessidade de se seguir adiante sempre - características típicas de vidas e pessoas cujos temas Natais são marcados por Escorpião, Plutão e/ou a Casa 8 no Mapa.

A marca de Saturno conjunto à Plutão em Leão no Meio-doCéu, traz às letras de Belchior uma alta capacidade de denunciar as mazelas da vida de formamuitas vezes irônica, um tanto quanto árida, seca, direta, reta e singela, bem característicos dessa conjunção.

Os ciclos e as diversas fases na vida, com seus inícios e fins, recomeços, nossas dores e nossas pequenas alegrias cotidianas, bem como os inúmeros sofrimentos humanos, são os temas alvo do Arquétipo Escorpião, um tanto quanto misterioso e incompreesível para muitos, mas incrivelmente revelados nas músicas deste cantor e compositor, com suas percepção claras sobre a impotência e pequenez de cada um de nós ante os mistérios que circundam e fazem parte de nossas vidas:

“talvez você possa compreender a minha solidão, o meu som e a minha fúria e essa pressa de viver, e esse jeito de deixar sempre de lado a certeza e arriscar tudo de novo”.

Totalmente escorpio-plutoniano, não?

Além do Stellium em Escorpião facilitar esse contato com o mundo profundo, caótico, enigmático e misterioso do Ser Humano, Belchior também possuía em seu Mapa um Netuno em Libra conjunto à Casa 12, bem como Saturno e Plutão conjuntos em Leão no MC, fatores muito bem retratados em sua vida e obra numa intensidade, força e resiliência (Plutão e Saturno), sensibilidade, amor, empatia e profundas percepções sobre o Ser humano (Netuno conjunto à cúspide da Casa 12 do Mapa) em seus dilemas, dores, sabores e dissabores cotidianos. 

"a noite fria me ensinou a amar mais o meu dia, e pela dor eu descobri o poder da alegria, e a certeza de que tenho coisas novas a dizer".

Para quem não conferiu essa live acontecida em 2020, deixo o link por aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=mvb6Qtu9hS8&t=1749s



Comentários

  1. Dani, teu texto tá maravilhoso! Elucidativo, gostoso de ler e pra quem é super fã de Belchior como eu, é tb um deleite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata!!! Fico muito feliz de saber que vc gostou!!!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A travessia do sentimento de Rejeição

  O sentimento de rejeição é uma das dores mais profundas que a Alma Humana carrega consigo.  Geralmente tem origens cármicas e o Ser que traz essa dor frequentemente nasce em um ambiente familiar onde o tema da rejeição está presente: um ou ambos os pais também carregam essa dor. Quando trazemos como desafio da Alma resolver o sentimento de rejeição, naturalmente atraímos outras pessoas que compartilham dessa mesma dor.  Se essa é uma dor em sua Alma, perceba se seus amigos, parentes, colegas de trabalho, pais, cônjuge também têm uma sensibilidade maior ao sentimento da rejeição.  Atraímos pessoas semelhantes que carregam dores semelhantes às nossas dores: é uma maneira que o Cosmos têm de nos oportunizar que enxerguemos nossas dores através do outro.  E também uma possibilidade de curá-las na relação com o outro. "Semelhante cura semelhante" — é o preceito primário da homeopatia. O semelhante também atrai o semelhante, e por isso mesmo, muitas vezes, se torn...

Aspectos Tensos: quadraturas e oposições no Mapa Natal

Estes aspectos são classificados como sendo “aspectos tensos ou desarmônicos”, porque trazem às temáticas envolvidas pelos planetas e signos relacionados uma certa dose de dificuldades, problemas, tensões que necessitam de resolução. Graficamente são representados por linhas em vermelho dentro da Mandala Astrológica, sendo que as quadraturas marcam uma relação de 90° entre os Planetas envolvidos e as oposições marcam 180°. Vejam no Mapa abaixo esses ângulos representados pelas linhas dentro da Mandala Astrológica:        Basicamente dizemos que nas quadraturas existe em potencial a consciência de que as dificuldades envolvidas são minhas (ou seja, quem as tem sabe que existe uma dificuldade ali envolvida, mas que cabe à ela resolver para se desvencilhar). Já na oposição, existe um movimento de projeção do problema no Outro, e uma dificuldade de a pessoa trazer para si a responsabilidade pelas dificuldades em questão.       ...

Temos que conversar sobre Átropos: a Moira da Morte.

  Para isso, te apresento Átropos, a Moira responsável por cortar o fio da nossa existência. Átropos é a Moira da Morte e está presente em dois momentos cruciais da vida: no início e no final.  Nos nascimentos, caso o destino do Ser seja "vingar", Átropos se retira, pois não tem o que fazer ali, deixando a cena para que as outras 2 Moiras “da vida”, Cloto e Láquesis, sigam junto ao Ser tecendo o fio da existência até o momento final, onde Átropos retornará para cortá-lo com sua tesoura. Você já reparou que nos nascimentos e nas mortes é possível sentir uma energia diferente? Uma força estranha no ar.  Acredito que você poderá pensar: “Credo, dá azar falar a morte”, e até mesmo pensar que falar sobre a morte é capaz de atraí-la. Besteira. Não somos grandiosos e onipotentes assim como nossa mente pode fazer acreditar.   Somos totalmente impotente perante a Moira da Morte, tendo zero controle sobre esse fato.  Se chegou a hora de alguém, partir aprender a reco...