Fala-se
muito sobre relacionamentos abusivos hoje em dia, mas você sabe, afinal, o que
é um relacionamento abusivo?
O abuso entra quando a
falta de respeito vai embora, e traz um monte de vivências
difíceis e desgastantes na relação, sendo que, após certo tempo essas vivências
negativas estão pendendo mais na balança em relação às positivas.
Simples assim, mas um tanto quanto complicado também.
É amplo o leque de
atitudes sinalizadoras de que você vive um relacionamento abusivo – ou mesmo é
uma pessoa abusiva em sua forma de se relacionar com os outros.
Pois é, pessoal, muitos de nós reproduz esse tipo de comportamento nos relacionamentos sem nos darmos conta de que poderemos também ser os abusadores nas relações.
Os padrões de comportamento abusivo nos relacionamentos fazem parte de uma enorme Sombra do inconsciente Coletivo: então, todos aqui podemos ter essa conexão com ela pelo nosso inconsciente familiar e pessoal.
E sabe que esta vivência é mais comum do que imaginamos e nos damos conta...
Quem vive essa situação é preciso entender que o primeiro passo é acolher essa Sombra Coletiva em si, em sua vidas e relações. Para se libertar de algo que vibra no próprio inconsciente é necessário sempre fazer o passo do acolhimento do conteúdo que lá está.
Sei que não é fácil esse movimento, mas só assim você tem chances de se desvencilhar dele: enquanto seguir brigando com seu inconsciente, seguirá perdendo a luta!
Mas voltando ao assunto, muitos de nós podemos ter aprendido a se relacionar assim, desde a mais tenra idade, vendo as figuras de referência e autoridade assim agirem. E justificarem o abuso de seu poder nas relações. Com a justificativa de que isso seria educação, respeito -ou o que mais se use como argumento para defender atitudes abusivas com o outro.
Muitos de nós, infelizmente, internalizou esse modo de se relacionar com os outros como sendo algo normal: através de manipulações de todos os tipos, jogos emocionais, força, berro, gritos, nos vitimizando ou vitimizando ao outro na relação...
Existem inúmero tipos de vivências abusivas em relacionamentos, e vamos conversando devagarinho sobre esse tema por aqui.
Sei que é um tema tabu, e como todos os outros tabus, precisamos ir com calma: não dá pra chegar com ponta de faca em temas tão complexos assim.
Nos próximos textos falamos mais sobre!
Aguarde!
Comentários
Postar um comentário